Conectado – Juliano Spyer – Resenha do livro

Livro Conectado - Juliano SpyerAutor: Juliano Spyer
Subtítulo: O que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela
Tempo Estimado de Leitura: 12 horas
Linguagem: Simples
Diagramação: Tradicional
Custo-Benefício: Muito bom
Páginas: 254
Editora: Zahar Editor
Lido em: Jun a Nov/2010
Onde encontrar: Submarino

================================================

Muita gente talvez conheça o Juliano Spyer pelo seu Twitter: @jasper, que tem mais de 5.000 seguidores, ou pelo livro digital Para Entender a Internet, que é um case de e-book brasileiro, com cerca 3.000 downloads na primeira semana.

Mas o trabalho dele com a internet e a interação com mídias sociais é anterior à explosão do Twitter (2007/08 nos EUA e 2009/10 no Brasil) e anterior ao Para entender…, e é sobre esta experiência reunida ao longo dos anos que este livro trata.

Conectado é um livro sobre a internet. Sobre TUDO na internet. Sobre interação, mídia, colaboração, pessoas, vídeos, conteúdo, jornalismo, futuro, enfim, de tudo um pouco, com a profundidade necessária para não deixar alguém mais escolado com tédio ou por outro lado deixar um iniciante boaindo. É na medida.

Quando conheci o trabalho do Juliano, nem sabia que ele já havia publicado o livro. Mas quando entrei no site da Editora Zahar e vi o livro lá, decidi comprá-lo antes de saber qualquer outra informação à respeito.

Explico: anos atrás li um livro excelente chamado Guerra & Vinho (resenha aqui no blog), um livro-reportagem sobre como os franceses enconderam seus melhores vinhos dos nazistas durante a II Guerra Mundial (é um livro excelente e uma puta dica de presente de Natal, aliás).

Guerra & Vinho também foi publicado pela Zahar, fiquei admirado com a qualidade do livro, não só editoral mas gráfica: tradução esmerada, impressão primorosa, papel de alta qualidade e uma capa que se multiplica por dentro do livro. A partir daí comecei a sempre olhar com mais cuidado os livros publicados pela Zahar, entendendo que não publicam qualquer coisa, é preciso ter um bom livro para ser publicado por eles. Quando vi que o Juliano havia sido editado pensei: “este livro deve ser bom!”

Não deu outra: o livro é bom mesmo.

Comecei a lê-lo ano passado, mas parei por conta de outras leituras e projetos. Numa viagem em junho retomei e fui lendo aos poucos. Só terminei agora em novembro, por razões pessoais. Por isso o consumo de horas apontado acima está meio exagerado, lendo de uma tacada só dá para ler bem mais rápido.

Dividido em 18 capítulos, Conectado é a reunião da experiência do autor com dezenas de projetos na internet desde os anos 90.

O livro é dividido em 3 partes e seus capítulos auto-explicativos:

  • Teoria e Tecnologia
    • De muitos para muitos
    • Economia da colaboração
    • Chats e comunicadores instantâneos
    • Fóruns e listas de discussão
    • Blog e wiki
    • Agregadores de conteúdo, folksonomia e networking social
    • Algoritmos sociais e automoderação
  • Prática
    • Cultivando comunidades virtuais
    • Breve introdução à “ciência oculta” da produção de sites
    • Cross-mídia – conectando rádio e internet
    • Sugestões para projetos colaborativos
  • Casos e Debates
    • Teoria posta em prática
    • Causas Sociais, ativismo e governança
    • Negócios em rede
    • Existe educação colaborativa?
    • Impactos da rede na mídia
    • Efeitos colaterais da sociedade interconectada
    • Internet – destino ou desafio?

A experiência com os projetos Leia Livro e Viva São Paulo (entre outros) fez do Juliano o cara certo para falar sobre mídias sociais, mas não com aquele enfoque batido que só usa mídias sociais para falar de… mídias sociais. A análise vai mais fundo e descreve como a web realmente afeta as relações entre as pessoas e como faz isso numa escala gigantesca.

Apesar de ser um livro impresso, com todos os custos de produção, direitos autorais e edição que isso gera, é um livro muito “código aberto”.

O capítulo de sugestões de projetos tem várias idéias ótimas que qualquer um pode usar como referência para seus próprios projetos.

É um ótimo ponto de partida para quem entender melhor os conceitos de web 2.0, Creative Commons, economia da informação, inclusão digital, colaboração, reputação online, presença digital e muitos outros, mas não sabe onde entender tudo isso num só lugar, num só livro, de uma vez por todas.

No final, caso ainda fiquem dúvidas, há um amplo glossário e notas de leitura, além de indicações de outros livros de referência sobre temas similares.

Lá no início do livro, o autor deixa claro: o livro não é fruto de uma pesquisa acadêmica nem se dá ao luxo de usar as referências de um jeito muito formal, mas no final da contas, dá sim para usá-lo como uma boa referência quando se trata de explicar fenômenos e variados aspectos da vida online.

É uma grande leitura que justifica o subtítulo: O que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela. Livrasso!

.

PS: os elogios à Editora são sinceros ok? Este NÃO é um post patrocinado!

Gostou, quer mais dicas de leitura? Siga-me no Twitter: @RafaelROliveira

.

Sobre Rafael Rez

Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica, onde atende projetos para algumas das maiores marcas do Brasil e do mundo.

Autor do livro best-seller internacional “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil e em Portugal.

Reconhecido como referência em Marketing de Conteúdo do Brasil, atua como consultor, palestrante e formador de opinião na área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *