logo-rafael-rez

Livro SEM e SEO: Dominando o Marketing de Busca – Martha Gabriel

Livro SEM e SEO: Dominando o Marketing de Busca

Autora: Martha Gabriel
Tempo Estimado de Leitura: 5 horas
Linguagem: Simples
Diagramação: Tradicional
Custo-Benefício: Muito bom
Páginas: 168
Editora: Novatec
Lido em: Jun/2009
Onde encontrar: Submarino

================================================

SEM e SEO é o segundo melhor livro em língua portuguesa sobre marketing de busca. O primeiro é A Busca, do John Batelle. E esse é um grande mérito!

A Novatec já publicou outro livro de Martha Gabriel, Marketing de Otimização de Buscas na Web, lançado em 2008. Este segundo livro é mais abrangente, mais completo e mais amadurecido, já que o mercado de buscas mudou muito desde 2007.

O livro é muito bem escrito, fruto da experiência da Martha em diversas publicações anteriores em Congressos, Seminários e Publicações científicas. Apesar disso, a linguagem do livro é fácil e fluente, o que facilita o entendimento para quem não é da área ou está começando. O livro também foi bem revisado, o que lhe garante um texto de qualidade.

Em termos técnicos, o livro é preciso e reflete a experiência da autora na área, sem sombra de dúvidas. Não é um livro técnicista, que se prende a detalhes do “como”, mas foca muito mais no “porquê”. Este é o grande diferencial deste livro.

Cada capítulo trata de um tema, sem aprofundar mas sem ser superficial, como ocorre com livros sobre temas relacionados à internet ou à marketing. São 10 capítulos no total:

1. A Era da Busca

2. Busca na web: conceitos e reflexões

3. SEM – Search Engine Marketing: marketing de busca

4. Plano de marketing de busca: marketing e TI

5. SEO: otimização orgânica (on-page)

6. Links patrocinados

7. Landing pages

8. Tendências: presente e futuro

9. Cuidados essenciais

10. Ferramentas e recursos de SEM

SEM e SEO é um livro fundamental para quem está entrando no mercado e quer aprender rapidamente e com fundamentos os conceitos básicos da área. Também é muito interessante para quem está na área de 2008 para cá e quer aprofundar conceitos e entender melhor a área de marketing de busca.

O livro é recheado de dicas de sites úteis para profissionais de Search Marketing e traz alguns macetes que levariam meses de tentativas e erros para serem aprendidos, tudo isso com um custo-benefício muito bom. Entre os livros de Marketing Digital publicados pela Novatec este sem dúvida é o melhor.

O livro também é muito indicado para profissionais de agências de propaganda tradicionais que querem entender melhor o mundo digital ou lidam com parcerias com agências digitais e precisam conhecer melhor as alternativas que o meio oferece.

Enfim, SEM e SEO é uma leitura competente e importante para quem quer entender melhor o mundo do marketing de busca. Eu recomendo!

===========================

Siga-me no Twitter: @rafaelroliveira

.

SOBRE O AUTOR

Rafael Rez

Autor do livro “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *