logo-rafael-rez

Google lança Update: “Atualização de Conteúdo Útil”

O Google avisou que está colocando no ar um update chamado “Atualização de Conteúdo Útil” (“Helpful Content Update”). Danny Sullivan, Relações Públicas com a comunidade de buscas, explicou em artigo que a atualização tende a melhorar a classificação de conteúdo original e de qualidade.

Segundo o próprio Google esta atualização visa “garantir que as pessoas vejam mais conteúdo original e útil escrito por pessoas, para pessoas, em vez de conteúdo feito principalmente para tráfego de mecanismos de pesquisa.”

Nada novo, apenas o mesmo caminho que o Google vem seguindo desde meados de 2011 com o Panda Update e a mesma linha do Product Review Update, por exemplo.

O que esperar? Reza a lenda que o Google está usando inteligência artificial para detectar conteúdo escrito por… inteligência artificial!

Para guiar produtores de conteúdo, redatores e profissionais de conteúdo em geral, o Google sugeriu uma série de reflexões úteis para entender se o conteúdo de um site será afetado ou não por esta atualização:

  • Você tem um público existente ou pretendido para sua empresa ou site que acharia o conteúdo útil se chegasse diretamente a você?
  • Seu conteúdo demonstra claramente experiência em primeira mão e um profundo conhecimento (por exemplo, experiência que vem de ter realmente usado um produto ou serviço ou visitado um lugar)?
  • Seu site tem um propósito ou foco principal?
  • Depois de ler seu conteúdo, alguém sairá sentindo que aprendeu o suficiente sobre um tópico para ajudar a atingir seu objetivo?
  • Alguém lendo seu conteúdo vai deixar a sensação de ter tido uma experiência satisfatória?

.

Evite criar conteúdo focado somente para os mecanismos de pesquisa:

  • O conteúdo é principalmente para atrair pessoas de mecanismos de pesquisa, em vez de ser feito para humanos?
  • Você está produzindo muito conteúdo sobre diferentes tópicos na esperança de que alguns deles possam ter um bom desempenho nos resultados de pesquisa?
  • Você está usando automação extensiva para produzir conteúdo sobre muitos tópicos?
  • Você está principalmente resumindo o que os outros têm a dizer sem agregar muito valor?
  • Você está escrevendo sobre coisas simplesmente porque elas parecem estar na moda e não porque você escreveria sobre elas de outra forma para o seu público existente?
  • Seu conteúdo faz com que os leitores sintam que precisam pesquisar novamente para obter melhores informações de outras fontes?
  • Você está escrevendo para uma contagem de palavras específica porque ouviu ou leu que o Google tem uma contagem de palavras preferida? (Não, nós não).
  • Você decidiu entrar em alguma área de tópico de nicho sem nenhum conhecimento real, mas principalmente porque pensou que receberia tráfego de pesquisa?
  • Seu conteúdo promete responder a uma pergunta que na verdade não tem resposta, como sugerir que há uma data de lançamento para um produto, filme ou programa de TV que não está confirmada?

Estas perguntas mostram claramente o caminho que o Google está seguindo e dão um entendimento claro sobre como os algoritmos estão sendo otimizados.

Cada vez mais, Marketing de Conteúdo se mostra uma estratégia relevante.

Vejo muitos sites de clickbait desabando nas próximas semanas!

SOBRE O AUTOR

Rafael Rez

Autor do livro “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *