O The Poynter Institute, de St. Petesburg, na Flórida, fez um estudo de eye-tracking com 582 pessoas para entender como as pessoas lêem jornais, tablóides e websites. A pesquisa gravou os hábitos de leitura destas pessoas para descobrir quais itens atraiam mais o olhar e faziam as pessoas prestarem mais atenção ao conteúdo.
O instituto produziu um vídeo que resume a metodologia da pesquisa e dá um panorama das conclusões.
Este tipo de pesquisa ajuda a responder algumas perguntas fundamentais, como por exemplo:
Como as pessoas consomem uma informação?
Como elas processam esta informação?
Como a informação é compreendida pelas pessoas?
Algumas descobertas foram resumidas no site. Entre elas algumas que só confirmam aquilo que os designers já sabem, como o fato de que manchetes grandes são mais lidas que manchetes com textos menores.
Mas algumas descobertas-chave trazem luz ao design, confirmando que certas escolham de design de fato contribuem para o entendimento do conteúdo apresentado. Por exemplo, resumos laterais com fotos tendem a ser vistos 34% a mais do que esperado pelos pesquisadores, que já haviam feito pesquisa similar em 1990.
O mais curioso é o volume de texto lido conforme aumenta o tamanho do texto. Ao contrário do que vem se afirmando continuamente nos últimos, online as pessoas lêem mais o mesmo texto do que na versão impressa!
É possível comprar uma cópia impressa da pesquisa no site, caso você queira.
.