Uma recente pesquisa feita por B. J. Fogg em conjunto com o Laboratório de Tecnologia Persuasiva de Stanford, publicada na revista Consumer WebWatch, avaliou os fatores que mais contribuem para credibilidade de um site na internet. Foram avaliados 100 sites em 10 diferentes categorias, 2.684 pessoas participaram da pesquisa.
Confira os resultados:
1. Design Look (Design do Site): 46.1%
2. Information Design/Structure (Design da Informação/Estrutura): 28.5% (AKA: Arquitetura da Informação)
3. Information Focus (Foco da Informação): 25.1%
4. Company Motive (Segmento da Empresa): 15.5%
5. Information Usefulness (Utilidade da Informação): 14.8%
6. Information Accuracy (Precisão da Informação): 14.3%
7. Name Recognition and Reputation (Reconhecimento do Nome e Reputação): 14.1%
8. Advertising (Anúncios): 13.8%
9. Information Bias (Parcialidade na Informação): 11.6%
10. Writing Tone (Tom da escrita): 9.0%
Num primeiro contato, mesmo sendo um usuário mais avançado, o que é mais observado é o design. A pesquisa usa o termo credibilidade, portanto a navegação foi além do primeiro contato. Os usuários avaliaram a qualidade dos textos, o segmento de mercado e até mesmo a parcialidade na forma como a comunicação é feita. Ainda assim, o design respondeu por 46% da credibilidade. Traduzindo um miúdos: se você não sabe se comunicar visualmente, você não presta.
Considerando-se que o item Design de Informação/Estrutura pode ser agrupada ao item Design do Site, a soma dos valores alcança quase 65% da credibilidade atribuída pelo usuário ao site. Portanto, dois terços da credibilidade é atribuída à arquitetura da informação e sua representação gráfica.
Isto não significa que se possa ignorar as outras áreas, afinal, por melhor que um site seja, ele não sobreviverá sendo parcial, errando ortografia, divulgando informação imprecisa e zombando da capacidade do usuário.
Um alento para designers e arquitetos de informação!
2 respostas
Achei muito legal essa pesquisa, pena que é antiga!! (2008)