Em 2007, a onipresente Helvetica completou 50 anos. Criada originalmente por Max Miedinger e Eduard Hoffmann em 1957 para a Haas Type Foundry em, Münchenstein, na Suíça, ficou mais conhecida partir dos anos 60 (a Linotype começou a comercializá-la em 1961 no mundo todo).
Hoje é um dos tipos indispensáveis na vida de qualquer designer, publicitário, diagramador, micreiro, sobrinho ou seja lá quem for. Helvetica, o filme é um documentário independente sobre tipografia, design gráfico e cultura visual mundo afora.
Além de centenas de usos cotidianos do tipo em si, o filme mostra de diversas formas como a tipografia afeta nossas vidas, além de abordar o processo criativo, as escolhas entre tipos e a estética por trás da escolha de uma tipografia, entrevistando designers sobre a maneira como usam as famílias tipográficas em seu trabalho.
O filme foi todo produzido em alta definição, o que deve ser ótimo para se ver em DVD. Eu só vi trechos online, então não surtiu efeito… o que foi compensado pela lista dos entrevistados: Hermann Zapf, Neville Brody, David Carson, Erik Spiekermann, Matthew Carter, Massimo Vignelli, Wim Crouwel, Stefan Sagmeister, Michael Bierut, Paula Scher, Jonathan Hoefler, Bruno Steinert, Tobias Frere-Jones, Lars Müller, Michael C. Place, Norm, Alfred Hoffmann, Mike Parker, Otmar Hoefer.
Todos os trechos que vi são muito bons, infelizmente ainda não comprei o DVD completo com o filme todo.
Vale a pena garimpar os pedaços do filme que existem por aí.
Há vários trechos do filme no YouTube, inclusive este trailer.
O site oficial do filme é: http://helveticafilm.com
.