Inovação é a bola da vez

NewDe tempos em tempos, alguns conceitos viram moda no jargão empresarial. Alguns temas entram na moda e ficam aparecendo em todos os lugares por algum tempo, para depois darem lugar a novas ondas.

Foi assim com a “globalização” nos anos 90. Depois com a “responsabilidade social” no final dos anos 90 e começo desta década. Nos últimos anos, a “liderança” foi outro tema que ganhou muita força e exposição na mídia. A moda agora é a “sustentabilidade”. Não que os temas não sejam importantes, eles são. Mas a mídia consegue massificá-los com uma rapidez incrível.

Estes modismos corporativos em geral nascem no mundo acadêmico e de repente encontram um Ponto de Desequilíbrio, no exato momento em que caem no gosto dos departamentos de marketing mundo afora. Do marketing para as assessorias de imprensa e daí é um pulo para a mídia em geral.

A próxima bola da vez na minha opinião? A inovação. Quanto mais converso com gestores de marketing de diversas empresas, mais claro isso fica. A bola da vez é a inovação. De certa forma o burburinho já começou, mas ainda vai ganhar muito mais evidência. É só esperar.

Do ponto de vista de quem projeta e desenvolve interfaces e soluções tecnológicas, a inovação nasce das áreas de Pesquisa & Desenvolvimento, dando suporte à produção e ao marketing, mas principalmente desenvolvendo produtos que melhorem a vida dos consumidores – ou clientes, como preferem os profissionais de marketing. Os desenvolvedores, que são mais técnicos, preferem chamar de “usuário”. No fim das contas, é quem vai usufruir da inovação.

Outro conceito que está ganhando importância é a simplicidade, mas ela por si só não dá muito assunto. As pessoas em geral tem uma tendência a refutar o simples. Mas colocada no contexto de qualquer disciplina se torna uma pauta e tanto! No contexto da inovação, a simplicidade está com a bola cheia!

Em 2008, tanto a inovação quanto a simplicidade serão temas constantes. Que bom, até que enfim um modismo (ou tendência) do qual dá gosto falar!

Porque para falar de sustentabilidade, já bastam o Bradesco e o Banco Real.

Sobre Rafael Rez

Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica, onde atende projetos para algumas das maiores marcas do Brasil e do mundo.

Autor do livro best-seller internacional “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil e em Portugal.

Reconhecido como referência em Marketing de Conteúdo do Brasil, atua como consultor, palestrante e formador de opinião na área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *