Subtítulo: A História do Negócio de Mídia e Tecnologia de Maior Sucesso dos Nossos Tempos
Autor: David Vise e Mark Malseed
Tempo Estimado de Leitura: 11 horas
Linguagem: Simples
Diagramação: Tradicional
Custo-Benefício: Muito Bom
Páginas: 349
Editora: Rocco
Lido em: Jan-Fev/2010
Onde encontrar: Submarino
================================================
Google – A História do Negócio de Mídia e Tecnologia de Maior Sucesso dos Nossos Tempos é um livro muito bem escrito. Vise é ganhador de um prêmio Pulitzer (o prêmio máximo do jornalismo) e jornalista no Washington Post, que patrocinou o processo de pesquisa e produção do livro. Malseed foi seu assistente de pesquisa e co-autor, conduzindo o processo de busca de informações e grande parte das entrevistas.
O livro é dividido em 26 capítulos, cada um contando uma história específica, revelando aspectos da personalidade de Larry Page e Sergey Brin, a formação da cultura corporativa do Google e os pensamentos por trás de decisões que moldaram a empresa como a conhecemos hoje.
O livro aborda o início em Stanford na sala Gates 360, o encantamento de Larry e Sergey pelo Festival Burning Man, a contratação de Eric Schmidt como CEO, a abertura de capital na bolsa, os problemas para entrar na China, o acordo com a AOL na Europa (“roubado” do Yahoo! na última hora), além de um capítulo inteiro sobre Charlie Ayers, o primeiro chef do Google e um dos grandes responsáveis pela cultura única da empresa.
Algumas passagens são tão precisas e vívidas que parece que se está ouvindo alguém que realmente viveu a história contando memórias reais.
O livro conta também a história de Matt Cutts dentro do Google, no capítulo O cara do biscoito pornô. Cutts foi quem desenvolveu o filtro SafeSearch do Google, que permite aos usuários fazer buscas sem correr o risco de ver pornografia nos resultados. Hoje Matt Cutts é o principal Relações Públicas do Google, fazendo o papel de embaixador da marca para a comunidade de tecnologia em geral (principalmente Webmasters e profissionais de SEO).
Em comparação com o livro Google de Janet Lowe, achei este aqui melhor. Em comparação com A Busca do John Battelle, é mais específico porque fala só do Google, mas é menos técnico, abordando o ponto de vista histórico e não o mercado de busca, como fez Battelle.
Para quem quer conhecer o Google por dentro mas não pode ir a Mountain View, este livro é uma boa pedida.
.
Siga-me no Twitter: @RafaelROliveira
.