Autor: Ricardo Cavallini
Tempo Estimado de Leitura: 4 horas
Linguagem: Fácil
Diagramação: Bacaninha
Custo-Benefício: Muito Bom
Páginas: 175
Editora: Digerati Books
Lido em: Jun/2007
Onde encontrar: Submarino
Ricardo Cavallini é autor do Coxa Creme, um blog muito do bom, que leio frequentemente. Profissional de marketing com passagem por várias agências de ponta, Cavallini é um cara ligado em tecnologia, mas não é um tecno-chato. Em seu primeiro livro, ele analisa o impacto das novas tecnologias no dia-a-dia do marketing e as possibilidades que se abrirão para os próximos anos.
Não, este livro não é um exercício de futurologismo barato!
Um assunto recorrente no mundo do marketing, da publicidade e principalmente da propaganda é a fragmentação da audiência. Até pouco tempo, o mix de comunicação e promoção era muito bem atendido pela televisão, revistas, rádios e jornais. Pensando nas novas mídias, Cavallini aborda os celulares e o mobile marketing, os videogames, a internet e a TV digital como algumas alternativas possíveis. De todas elas, só a TV digital não estava disponível antes de 2007.
Mas nem só de mídia o livro fala. Advergaming, privacidade, computação ubíqua, novos displays e RFID são outros temas discutidos, cada um com seu próprio capítulo. Propositalmente, Cavallini procurou não se deter muito à internet, para dar atenção à outras possiblidades menos conhecidas e menos discutidas. Uma forma de abrir os olhos do marketeiros em geral para um mundo em rápida mudança.
Direto do site do livro, saquei um resumo de cada capítulo:
1- Presente
O capítulo fala sobre o consumidor moderno, a influência da Internet no marketing, fragmentação da audiência, marketing viral, blogs, podcasts e outras modas.
2 – Privacidade
Aqui o autor aborda a privacidade, assunto cada vez mais importante, e as conseqüências para o consumidor.
3 – TV
O tema abrange novas maneiras de mensurar audiência e seu retorno. Fala também sobre TV digital e DVR, incluindo uma análise sobre legislação e o impacto social no Brasil.
4 – Advergaming
Segue um capítulo específico sobre a utilização de jogos em campanhas de marketing. Falando sobre o mercado, explicando diferenças, mensuração, entre outros.
5 – Mobile
Neste capítulo, o assunto é a nova mídia chamada celular. Novos serviços, como usar o celular como interface no ponto-de-venda, celular como mídia (TV no celular), etc.
6 – Um mundo conectado
Dentro de pouco tempo, não terá mais sentido a separação de virtual e do real. Os nomes assustam, mas estão explicados didaticamente neste capítulo: Internet-0, RFID, lógica paraconsistente e outras tecnologias pouco conhecidas, mas que vão mudar a maneira como o consumidor vai se relacionar com o ambiente em que vive.
7 – Novos displays
Capítulo importante para aqueles que trabalham com PDV e mídia exterior: a evolução do display – holografias, e-paper, entre outras novidades.
8 – Novas formas de pagamento
Micropagamento e outras formas de pagamento via celular ou rede sem fio – que abrirão novas maneiras de vender e se relacionar com o consumidor – são temas desse capítulo.
9 – Computação ubíqua
Para obter melhores resultados em nossas campanhas é necessário fazer a abordagem correta e no momento correto. A computação ubíqua poderá ajudar marketeiros serem mais efetivos em suas ações.
10 – Possibilidades
Desfecho e breve comentário sobre outras tecnologias ainda um pouco distantes da nossa realidade, como nanotecnologia, neuromarketing e computação quântica.