SEO é o segundo canal com melhor retorno de investimento, atrás apenas das indicações de clientes para outros clientes.
Ao longo dos últimos 15 anos a aquisição orgânica vem se mostrando como um fundamento para a sobrevivência de e-commerces, principalmente.
A Amazon se tornou o maior e-commerce do mundo ao entender a lógica do algoritmo do Google e responder a esta lógica desde o início dos anos 2000.
A Magalu comprou várias grandes marcas que dominam os resultados orgânicos de busca. Quase 34% da visitação de Magalu é orgânica, segundo dados do SEMrush.
O Mercado Livre se tornou um dos maiores marketplaces dominando resultados de busca há muitos anos.
No entanto há empresas que insistem em usar atalhos e “hacks” para alcançar mais rapidamente os primeiros lugares nos resultados de busca.
Manipulam reviews, compram links, atropelam a experiência do usuário e não atendem ao que chamamos de “intenção de busca”. O resultado é que – cedo ou tarde – o algoritmo do Google pega esses truques. Veja o abismo no gráfico para entender o que ocorre com quem usa atalhos.
Em geral com menos de 10% do investimento de mídia é possível obter o mesmo volume de tráfego utilizando técnicas de SEO & Conteúdo combinadas, num prazo de 1 ano de trabalho.
É isso que o maiores players fazem.
Siga os líderes!