A Trajan é um tipo serifado projetado em 1989 por Carol Twombly (que também desenhou a Caslon e a Myriad, entre outras) para a Adobe. É inspirada nos tipos romanos usados 2.000 anos atrás na coluna de Trajano.
É um tipo lindo, clássico, extremamente legível e elegante. Mas como tudo que é usado em excesso, cansa. Outro tipo que está passando por uma saga similar é a Dax (desenhada por Hans Reichel), conhecida no Brasil como “a fonte da Brasil Telecom”.
De uns tempos para cá, a Trajan tem sido ostensivamente usada como a tipografia oficial em filmes e cartazes de Hollywood.
Esse vídeo de Kirby Ferguson no Youtube comenta o uso massivo da Trajan e as cabeças flutuantes que sempre aparecem em cartazes de filmes. Será falta de criatividade mesmo ou é um caso de estratégia da estética dominante?
Um dos cartazes do filmes mostra o filme Uma Mente Brilhante, aquele filmasso em que Russel Crowe interpreta o matemático John Nash, que trabalhou na Teoria dos Jogos. Para resumir BEM grosseiramente, se uma estratégia é usada sempre com sucesso, passa a ser estritamente dominante. Neste caso, como a Trajan representou uma estética de fácil assimilação pelo público, acabou gerando mais expectadores e dominou o design tipográfico nos filmes.
Em 2002, traduzi um artigo imperdível do Mark Simmonson no Grito sobre tipografias de época em filmes. O Mark pegou vários vacilos de uso de tipos em filmes de um época, quando estes tipos só foram criados depois destas épocas retratadas.
Enfim, o vídeo:
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A dica do vídeo foi dada pela Carol Vignamaru.