Autores: Jonathan Low e Pam Cohen Kalafut
Tempo Estimado de Leitura: 5 horas
Linguagem: Intermediária, densa
Diagramação: Tradicional
Custo-Benefício: Excelente
Páginas: 206
Editora: Bookman
Lido em: Mai/2007
Onde encontrar: Submarino
O livro trata dos valores percebidos pelos clientes, mas que geralmente não podem ser mensurados ou não são considerados pelas empresas. Denso e de linguagem mais pesada, exige um tanto de experiência e vontade do leitor em alguns momentos, quando cita temas que foram abordados em capítulos anteriores ou que ainda serão aprofundados mais à frente.
Escrito por dois autores, o livro contou com a consultoria e apoio de uma vasta rede de relacionamento ao longo dos Estados Unidos, à qual os autores dedicam o livro e reconhecem o “débito” que têm com todos os colaboradores, revisores e pesquisadores que os auxiliaram.
Terminado no final de 2001, o livro termina fazendo uma reflexão sobre os atentados de 11 de setembro do mesmo ano, dando um prognóstico de todos os fatores intangíveis que se abateram sobre o moral dos americanos e que afetaram sua economia, numa demonstração da força que estes fatores podem ter quando foram percebidos pelos “inimigos da América” e usados em seguida como argumento para criar uma “cultura do terror” pelo próprio governo norte-americano.
O livro apresenta em seus 4 capítulos iniciais alguns cases de empresas que não perceberam os quando os intangíveis as afetam e depois de outras que usaram os mesmos intangíveis a seu favor.
Depois apresenta 12 capítulos detalhando cada um dos 12 principais fatores intangíveis que afetam as empresas: liderança, estratégia, comunicações, marca, reputação, alianças e redes, tecnologia, capital humano, local de trabalho/cultura, inovação, capital intelectual e capacidade de adaptação. Estes 12 fatores foram extraídos de um conjunto maior após vastas pesquisas em um estudo denominado “Measures That Mather”, da consultoria Cap Gemini Ernest & Young, uma das patrocinadoras do livro.
Em seu capítulo final, apresenta uma série de 5 etapas através das quais uma empresa pode definir e administrar seus principais intangíveis.
Infelizmente, todo o livro é baseado em abordagens direcionadas para empresas de capital aberto, dirigidas por acionistas e mais diretamente afetadas nas Bolsas de Valores pelos fatores que os autores abordam. Ainda assim, é uma leitura excelente!