Sempre fui um telespectador fiel do Vitrine da TV Cultura, especialmente nas épocas do Marcelo Tas e da Maria Cristina Poli. Hoje foi ao ar o especial de 18 anos do programa, que reuniu todos os apresentadores que passaram por lá.
Quem tem menos de 20 anos talvez não se lembre que o Tas já existia na TV muito antes do CQC. A minha geração não conheceu o Ernesto Varela, mas conheceu o saudoso Professor Tibúrcio e acompanhou o Vitrine ancorado por ele.
Assistindo ao programa dos 18 anos do Vitrine, lembrei do Tourist Guy que fiz ao vivo de casa em 2001. Para quem eventualmente não saiba, uma foto-montagem ridícula rolou na internet logo após os atentados do 11 de setembro de 2001 com um suposto turista no topo do World Trade Center com o suposto avião terrorista quase se chocando com o prédio e virou motivo de piada por várias semanas, com montagens envolve o tal turista nos mais variados locais. Mais sobre o tourist guy em inglês e em português. O troço virou uma tremenda lenda urbana.
O Vitrine fez uma matéria sobre o caso, e nesta época o Vitrine já estava sendo transmitido pela internet. Na hora, peguei 2 screenshots e fiz 2 montagens enquanto o programa rolava e mandei pro Tas, que mostrou no ar:
Pouco mais de 2 anos depois o Marcelo Tas gentilmente participou como jurado do concurso para escolher as 2 camisetas oficiais no Grito.
Parabéns ao Vitrine pelos 18 anos!
Post do Tas sobre os 18 anos do Vitrine.
Post do Vitrine sobre o programa de 18 anos.
.