logo-rafael-rez

10 verdades inconvenientes sobre SEO para repensar suas práticas (e fornecedores)

A lista abaixo vem da minha experiência no mercado, conversas com pessoas protagonistas no mercado e auditorias feitas em clientes.

São 10 lorotas que se você ouvir pode encerrar a conversa que é uma cilada!

1. Se o relatório de resultados é um monte de prints do Search Console, você está pagando caro para alguém tirar prints, em vez de analisar dados e indicar caminhos de melhoria a cada ciclo.

2. Se a sua consultoria só otimiza Títulos e Descrições, isso representa menos de 2% do esforço necessário. Fazer só isso não é nem fazer o básico.

3. Corrigir erros que o Search Console aponta não significa muita coisa. Isso só é um problema de verdade se mais de 10% das páginas estão com erros. Já vi clientes de grande porte com “consultorias” cujo trabalho de SEO era arrumar indexação de páginas todo mês. E só isso.

4. O Google não vai te punir por qualquer coisinha. Se a sua consultoria não faz implementações com medo de “penalizações” do Google, tá dando desculpa. Pare de ter medo do bicho papão.

5. Se você não gera conteúdo suficiente, nenhum SEO técnico no mundo vai te salvar. O site pode ser rápido, bem configurado e ter notas ótimas, mas se não há um conteúdo para cada palavra-chave importante do negócio, você perderá posições para sites mais lentos com conteúdo mais completo.

6. Se seus concorrentes tem 2.000 páginas indexadas e estão fazendo 50 conteúdos por mês, não adianta você ter 200 páginas, fazer 4 conteúdos por mês e achar que vencerá a briga. A disputa de posições no Google é sim uma briga de volume de conteúdo.

7. Se você está pagando por “horas técnicas”, provavelmente está rasgando dinheiro. A alocação dessas horas mascara uma série de deficiências técnicas, de implementações inúteis e gera preocupação em fiscalizar entrega de horas e não entrega de resultados.

8. Deixar as bolinhas do Yoast verdinhas não é garantia nenhuma de resultados. Isso mal é uma boa otimização de conteúdo, quanto mais um trabalho decente de SEO.

9. Links recíprocos não são um problema crítico se forem menos de 10% do total de links. Mas se todos os seus links novos são recíprocos, se tornará um problema no futuro.

10. Evitar colocar links externos para reter “Link Juice” é a maior bobagem que se pode fazer. Se você evitou um link positivo para a experiência do usuário isso é uma decisão ruim. A natureza na internet é ter links para fontes e informações complementares.

11. Verdade bônus: o verdadeiro trabalho de SEO é entender quais ações geram resultados para o negócio e trabalhar a favor do crescimento do tráfego, dos leads e das vendas. Resultado de SEO não é apenas posição no Google, é o volume financeiro que esse canal gera.

Meu Curso de Formação em SEO em breve estará disponível, caso você queira aprender comigo!

SOBRE O AUTOR

Rafael Rez

Autor do livro “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *