A consultoria Sart Dreamker desenvolvou um índice que se destina a medir a conexão das pessoas com as marcas, o IHCM – Índice de Conexão Humana das Marcas, também conhecido como BrandTouch.
No Brasil, a pesquisa apontou as marcas Coca-Cola, Nestlé, Sadia, Natura, Rede Globo, Mc Donald’s, Adidas, Danone, O Boticário e Brastemp como as 10 que mais influenciam os consumidores.
O ranking foi feito a partir de 3.285 entrevistas com brasileiros. De acordo com a reportagem da Revista Época, “Os entrevistados foram selecionados para representar um microcosmo da sociedade brasileira.”
O ranking é estanho porque marcas que não atingem o grande público da mesma forma. A marca de número 64 é a Apple, por exemplo. Se a idéia das 3.200 entrevistas era a representar esse microcosmo do Brasil todo, a Apple nem deveria figurar, visto que tem uma penetração muito baixa no Brasil e atinge somente as classes mais elitizadas.
O mesmo vale para o Wal-Mart, que não tem uma expressão tão grande quanto outros varejistas que também estão na lista, como Casas Bahia, Carrefour e Magazine Luiza.
Já a Nike aparece 10 posições abaixo da Adidas, mas não me parece que a Adidas tenha tanta conexão assim além da Nike. Pode ser porque eu seja público-alvo da Nike e tenha uma percepção maior da marca, mas ainda assim o ranking me soa distorcido.
Vale a pena tomar ciência, mas interpretar com bastante ceticismo:
As marcas mais influentes do Brasil (Revista Época)
.