Peter Merholz, fundador da Adaptive Path, entrevistou Donald Norman para promover a conferência UX Week 2008. Confira algumas passagens da entrevista:
“Eu inventei o termo [user experience] porque pensei que human interface e usabilidade eram muito restritivos. Eu queria cobrir todos os aspectos da experiência da pessoa com o sistema, incluindo os gráficos de design industrial, a interface, a interação física e o manual. Mas uma vez que o termo se popularizou tanto, está começando a perder seu significado.”
“Efetivamente, a coisa na qual eu realmente trabalho duro é em fazer as perguntas certas, então a regra que eu uso para mim mesmo quando presto consultoria aos clientes e que ensino aos meus estudantes é: não resolva problema que foi pedido a você. É quase sempre o problema errado. Quase sempre que alguém vem a você com um problema, está te contando sobre os sintomas e a primeira e maior parte do design é descobrir o que é realmente necessário para ir à raiz do problema e resolver o problema correto.”
Não é à toa que o Norman é o bom senso em pessoa e um grande professor.
Leia a entrevista na íntegra em inglês.
================================
Leia também neste blog: comentário sobre o livro “O design do dia-a-dia” do Donald Norman
3 respostas
Bacana mesmo a entrevista. Gostaria muito de ir a este evento. Aliás, fiz uma listinha de muitos deles. rs http://arquiteturadeinformacao.com/2007/11/22/malas-prontas-para-2008/
Silvia, Me leva na sua mala? (rss) Wally