Autor: Luiz Agner
Tempo Estimado de Leitura: 3 horas
Linguagem: Simples e direta
Diagramação: Bem bacana
Custo-Benefício: Bom
Páginas: 176
Editora: Quartet
Lido em: Mai/2007
Onde encontrar: Submarino
Luiz Agner é o primeiro autor brasileiro a dedicar um livro inteiro ao tema da Arquitetura da Informação. A abordagem utilizada por Agner é simples e direta: relaciona o ergodesign (projeto de design baseado na ergonomia) com o design da informação em diversos capítulos curtos, cada um abordando um tema específico.
A AI é derivada das disciplinas de IHC (Interação Humano Computador) e da Biblioteconomia, valendo-se também da capacidade dos designers de organizar visualmente os sistemas de informação. O profissional que consegue reunir estas habilidades é o Arquiteto da Informação.
Agner se vale de uma linguagem jovem, não-acadêmica e descontraída para tornar o tema mais simples de compreender, e neste questito ele obtém muito sucesso. O livro foi muito bem recebido tanto por profissionais da área quanto por acadêmicos e pesquisadores, que passam a contar com uma bibliografia de apoio mais completa.
Li o livro todo numa só noite, numa tacada só, o que comprova a facilidade de absorvê-lo, mas é bom observar que nem por isso o livro é superficial. Agner se esforçou muito para conseguir fazer dele uma ferramenta de aprendizado completa.
Alguns trechos do livro estão disponíveis em forma de artigos no WebInsider.
2 respostas
Salve Agner!
Parabéns pelo teu trabalho. Acompanho seu site regularmente, foi muito legal ver minha resenha lá!
Grande abraço e um ótimo 2008!
Wally