Essa é para todos os arquitetos de informação e profissionais envolvidos com questões de usabilidade.
Quando a gente diz que o usuário tem dificuldades para operar até os mais elementares comandos de qualquer sistema, 11 em 10 vezes ouvimos aquele comentário: “Imagina… como é que as pessoas não vão saber usar algo tão simples. Você está exagerando!”.
Se fosse verdade, os elevadores precisariam de instruções?
2 respostas
Ótimo! Hehehehehe… outro dia fiz um post sobre a dificuldade da operação, na parte interna do elevador. As pessoas têm de entender que as outras pessoas não pensam, necessariamente, como elas. Têm que entender os usuários, antes de projetar um dispositivo, independente da sua complexidade. Ah! Andei dando uma olhada no seu blog. Parabéns! Vou adicioná-lo no meu blogroll. Abrs!
Interessante isso, não? Uma vez eu estava na portaria de um prédio com um amigo para visitar outro. Ao chegar no elevador, ele apertou o botão para descer. Aquilo me surpreendeu, afinal a gente tinha que subir. Perguntei o motivo de ter apertado o botão para baixo e ele me disse:
– O elevador está no quinto, então ele tem que descer. Apertei o botão que o manda descer.
Fiquei surpreso com a lógica utilizada por ele. Nunca tinha pensado dessa forma, mas tive a oportunidade de perceber, em várias oportunidades, que esse é um pensamento comum: que o botão serve para indicar ao elevador o que tem que fazer.