Subtítulo: Google – Lições de Sergey Brin e Larry Page, os criadores da empresa mais inovadora de todos os tempos
Autor: Janet Lowe
Tempo Estimado de Leitura: 7 horas
Linguagem: Simples
Diagramação: Tradicional
Custo-Benefício: Bom
Páginas: 222
Editora: Campus
Lido em: Dez/2009
Onde encontrar: Submarino
================================================
Janet Lowe é uma biógrafa que já escreveu sobre Bill Gates, Warren Buffett e Jack Welch. Seus livros costumam ser best-sellers de negócios. Este livro provavelmente foi mais um encomendado pela editora para ser sucesso de vendas. Por isso é que não é tão bom quanto poderia ser.
É um livro sobre negócios, baseado no Google. De todos os livros que já li sobre o Google, é a abordagem mais original, porém com o conteúdo menos excepcional.
O livro bebe na fonte de “A Busca”, do John Battelle. Vários trechos são inspirados, mas a releitura acrescenta muito pouco a alguns episódios. As notas ao final mostram um enorme trabalho de pesquisa, mas a abordagem não usa com profundidade todo o material pesquisado. Desta forma o livro ficou bom, mas não muito extenso. Sem contar as notas e glossário, são exatas 200 páginas.
É um livro fácil de ler, subdividido em dezenas de seções com pequenos trechos, o que facilita a leitura aos poucos, para quem tem horários picados.
Janet Lowe faz seu papel de biógrafa começando o livro pelas histórias pessoais de Larry Page e Sergey Brin, os fundadores do Google. Depois de apresentar ao leitor seus heróis, parte para a caracterização do terceiro personagem, Eric Schmidt, o CEO do Google. A tradução usa a mesma expressão usada em “A Busca”, chamando o trio de administradores do Google de “triunvirato”.
Depois das apresentações começa a história em si. Sempre usando uma abordagem que procure transformar a história do Google em “lições”, a autora começa a contar sobre a idéia que deu origem ao Google, o BackRub, depois o PageRank e então o caminho tortuoso entre transformar uma ferramenta nascida num projeto acadêmico em uma empresa viável.
Depois vem a fase de crescimento pós-bolha, a abertura do capital em 2004 e aí sim o livro mostra seu valor. Depois de contar a história, Janet Lowe começa a explorar os fatores que tornam o Google tão diferente: a visão desde o início, a cultura corporativa, a administração do crescimento exponencial e a forma peculiar de lidar com a concorrência, entre outros fatores.
É esta segunda metade que faz o livro valer a pena. A autora começa a explorar melhor seu material de pesquisa e cruzar informações para chegar à conclusões próprias.
Janet Lowe tira algumas lições da história, ainda que não tão replicáveis, afinal o Google esteve no momento certo, com uma visão desafiadora e condições incomparáveis para alcançar o sucesso. Sem o conjunto das coisas, cada uma por si só não levaria muito além.
Se, além de conhecer mais sobre o Google, o leitor quer tentar entender como seus fundadores pensaram no passado e quais os caminhos tomaram, este é um bom livro.
No final das contas, é mais um livro biográfico sobre pessoas de enorme sucesso, que tentam explicar o como, sem se dar conta de que o porquê foi mais importante para estas pessoas.
.
2 respostas