logo-rafael-rez

O SEO finalmente saiu do puxadinho!

Durante anos SEO foi uma área “bicho papão”, um assunto espinhoso que DEVs não gostam, que a área de TI não prioriza e que acaba virando pedra no sapato, assim como Acessibilidade e UX.

“Dá muito trabalho”, “não precisa”, “vai atrasar o projeto” eram argumentos comuns.

O orçamento ia todo para a área de Mídia, que tem retornos “imediatos” e segue a lógica do século XX: anunciou > vendeu.

Agora que o ambiente digital se tornou tão ou mais caro que o ambiente físico, que disputar audiência no digital dá tanto ou mais trabalho quanto no mundo não-digital, o mercado amadureceu e está olhando para diversas disciplinas de forma (mais) racional.

Ao longo dos anos temos argumentado com clientes que com 10 a 20% do orçamento de mídia consegue-se construir uma audiência orgânica do mesmo tamanho e com poder de conversão maior.

Mas por algum motivo parecia muito difícil CMOs, CIOs e CEOs entenderem essa conta. Investir em qualquer coisa que levasse mais de 6 meses para mostrar resultados parecia “longo prazo” demais.

Ao longo dos últimos 3 anos esse cenário foi mudando rapidamente, e hoje a área de SEO está sendo convidada para a mesa dos adultos, para reports diretamente com CMOs e CEOs e ganhando musculatura para construir audiência sustentável e gerar ativos para o negócio.

Os orçamentos para Conteúdo e SEO tem aumentado, a maturidade das demandas tem crescido e os indicadores de desempenho são melhor compreendidos.

Finalmente saímos do puxadinho, e isso é uma ótima notícia para a sustentabilidade de negócios no mundo digital.

SOBRE O AUTOR

Rafael Rez

Autor do livro “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *