logo-rafael-rez

Plano de Marketing

Plano de Marketing

O conjunto de ações e estratégias definidas e elaboradas com o objetivo de atingir determinado mercado ou foco, é denominado Plano de Marketing, amplamente utilizado por empresas para planejar a divulgação de sua marca, produto ou serviço. O período de ações deste tipo de plano, contempla 5 anos e deve ser alinhado a uma sólida estratégia de marketing.

A elaboração do Plano de Marketing consiste em ser um complemento do Plano de Negócios, composto pelas vertentes definidas por Philip Kotler, tais quais:

  • Sumário Executivo

Resumo da situação e panorama atual da empresa, planejamento proposto com meta e claro direcionamento bem definido, além de um quadro comparativo ao plano anterior, com meta de investimento e lucros além da porcentagem de objetivo de participação de mercado.

  • Situação Atual do Marketing

Definição da direção a seguir e principalmente qual o público-alvo da empresa, com base nas seguintes determinações: segmentação do mercado, analise do valor e potencial do segmento, mensuração das marcas existentes e analise do seu posicionamento, market-share e serviços, pesquisa do segmento que possui poucos concorrentes e determinação de suas características geográficas, demográficas e psicográficas dos consumidores (variável de idade, sexo, classe social e aspectos como estilo de vida e intenções de compra).

  • Análise das Oportunidades

O estudo mercadológico do segmento de atuação é fundamental para o sucesso do planejamento, portanto devem ser levantadas duas hipóteses como o levantamento e estudo de Oportunidades no mercado e Análise de pontos fortes e fracos.

  • Objetivos

A definição primária de um objetivo claro para onde todos os esforços devem ser focados é de extrema importância. Esta etapa é um instrumento de mensuração da eficácia, para a aplicação de todos os recursos, físicos, humanos ou de ordem financeira.

  • Estratégia de Marketing

Esta etapa representa a abordagem máxima do plano e todo processo, deste a introdução do produto ou serviço, seu crescimento, a maturidade até o declínio. Com base apenas na promoção e no preço, o planejamento pode contemplar quatro tipos de estratégias, são elas:

  • Desnatamento Rápido, cujo objetivo é obter o maior lucro. O novo produto é lançado a um valor alto e com alto investimento em promoção;
  • Desnatamento Lento, com o objetivo de obter uma alta taxa de lucratividade com um baixo investimento em promoção, esta estratégia é muito eficiente em mercados com concorrência limitada;
  • Penetração Rápida, cujo objetivo é a rápida inserção no mercado e consequente conquista de market-share;
  • Penetração Lenta, quando o lançamento do produto objetiva uma grande aceitação no mercado e maior lucro.

Resumidamente com base na teoria de Kotler, as etapas para a construção de um Plano de Marketing devem levar em consideração a análise do ambiente, mercado e clientes, identificação dos concorrentes diretos e indiretos, medição dos pontos fortes e fracos; no que tange a análise interna, o volume de vendas e participação de mercado devem ser mensurados, definição da posição visada no mercado se é Líder, Especialista ou outra. Ainda inserido no Plano, a definição do chamado Plano de Manobra é importante para definir as prioridades dos produtos e segmentos de mercado e qual o meio de ação mais adequado. Outro ponto importante de ser avaliado é o Marketing Mix, baseado na política do produto ou serviço, no preço, distribuição, vendas e comunicação.

Por fim, o Plano de Marketing deve ser cuidadosamente elaborado e sua ação devidamente avaliada por meio de avaliações constantes de adequação ao mercado, resultados líquidos obtidos, fluxo de caixa e retorno do investimento.

SOBRE O AUTOR

Rafael Rez

Autor do livro “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *