Livro: Sobreviver não é o bastante
Autor: Seth Godin
Tempo Estimado de Leitura: 5 horas
Linguagem: Intermediária
Diagramação: Razoável
Custo-Benefício: Muito Bom
Páginas: 288
Editora: Campus
Lido em: Out/2006
Onde encontrar: Submarino
Sobreviver não é o bastante é um livro cativante sobre 3 coisas: memes, mDNA e zooming. Seth Godin consegue escrever sobre a administração de empresas e reduzir a complexidade do tema a estes 3 princípios. Os memes são o cerne das idéias, não a idéia pronta em si, mas o seu estopim, seu princípio fundamental, que vai levar a uma grande idéia se for desenvolvido com carinho. O mDNA é o DNA corporativo, derivado de muitos e muitos memes desenvolvidos. E zooming é a capacidade de mudar, de focar a mudança e passar por ela sem traumas, sem medo de errar, enfim, a capacidade de fazer zoom é a capacidade de mudar.
Outro conceito fundamental do livro é a estratégia vencedora. Uma empresa capaz de entender qual é a sua estratégia para vencer tende a crescer, mas o mercado muda rápido e logo são necessários novos memes para gerar novas idéias que farão parte de uma nova estratégia vencedora. Para tanto, a única forma efetiva é atrair bons funcionários, que trarão memes novos para alterar o mDNA da empresa.
Este raciocínio todo parece bobo explicado assim, mas a analogia com a teoria de evolução natural Darwiniana é muito apropriada, pelo menos quando Seth Godin a está desenvolvendo. O autor dos best sellers Marketing de Permissão e Marketig Ideavirus é um autor talentoso, além de um guru de marketing respeitável. Ao escolher o tema, acertou em cheio e conseguiu escrever mais um livro excelente. Sobreviver não é o bastante é daqueles livros que mudam a forma de pensarmos, e mais do isso, a forma de agirmos.