logo-rafael-rez

Softwares para Arquitetura da Informação (beta post)

Aviso: este é um beta post.

Não é de hoje que a primeira pergunta sobre a atuação profissional em Arquitetura da Informação é: qual o software usado para fazer projetos de Arquitetura de Informação?

Não existem grandes certezas sobre qual o melhor software, até porque as “melhores práticas” da área ainda estão se consolidando. Existe todo tipo de documentação e diversas formas de documentar os conceitos, idéias e fases de projeto.

Mas… começam a surgir padrões de comunicação entre os profissionais de área e os stakeholders envolvidos, como Gerentes de Projeto, Webdesigners, Programadores, Analistas de Sistemas e mesmo os clientes, que afinal de contas estão pagando a conta.

Alguns softwares para SERVEM PARA fazer projetos de Arquitetura da Informação e outros foram projetados PARA ISSO. Em geral, você percebe que um software se tornou um padrão num mercado quando as propostas de trabalho começam a exigir conhecimento ou mesmo domínio deste determinado programa.

No Brasil, é muito comum vagas para AI’s pedirem familiaridade com o Axure, o Mind Manager e o Visio. O Visio, por ser parrudo e abrangente, ganhou um add-on, que é o Intuitec. A função do Intuitec é adaptar o Visio para ser usado por Arquitetos, facilitando o pensamento gráfico e intuitivo.

No IA Summit deste ano a Livia Labate organizou um workshop muito bacana, que demonstrava os modelos de documentação usados mundo afora. Oficialmente se chamava Wall Of Deliverables, mas ela apelidou carinhosamente de “mostra o seu que eu mostro o meu”. É provável que muita gente ouça a pergunta “Em que software você fez isso?” ao invés de ouvir “Como você chegou nesta solução?”

Acho que é fundamental estudar primeiro o porquê e depois o como. Mas a maior parte das pessoas quer colocar logo a mão na massa e ir pegando o jeito na prática. O famoso “aprender fazendo”. Neste mundo onde tudo é muito rápido, não tem mesmo muito jeito, mas infelizmente há controvérsias. Dá um bom debate de boteco. Por isso este post é um beta, muitas coisas serão atualizadas na lista abaixo.

Em todo caso, listei vários softwares usados para projetos de AI, para facilitar a vida de quem está em busca de uma ferramenta de AI:

Antes de escolher uma dessas ferramentas, vale a pena ler este artigo em castelhano e esta comparação entre o iRise Studio, o Axure RP Pro e o Serena Composer.

Na minha humilde opinião, o melhor software que um profissional (de AI ou não) pode usar é esse:

Cérebro

Mas como não vem com manual, dá uma preguiça…

.

SOBRE O AUTOR

Rafael Rez

Autor do livro “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *