Aviso: este é um beta post.
Não é de hoje que a primeira pergunta sobre a atuação profissional em Arquitetura da Informação é: qual o software usado para fazer projetos de Arquitetura de Informação?
Não existem grandes certezas sobre qual o melhor software, até porque as “melhores práticas” da área ainda estão se consolidando. Existe todo tipo de documentação e diversas formas de documentar os conceitos, idéias e fases de projeto.
Mas… começam a surgir padrões de comunicação entre os profissionais de área e os stakeholders envolvidos, como Gerentes de Projeto, Webdesigners, Programadores, Analistas de Sistemas e mesmo os clientes, que afinal de contas estão pagando a conta.
Alguns softwares para SERVEM PARA fazer projetos de Arquitetura da Informação e outros foram projetados PARA ISSO. Em geral, você percebe que um software se tornou um padrão num mercado quando as propostas de trabalho começam a exigir conhecimento ou mesmo domínio deste determinado programa.
No Brasil, é muito comum vagas para AI’s pedirem familiaridade com o Axure, o Mind Manager e o Visio. O Visio, por ser parrudo e abrangente, ganhou um add-on, que é o Intuitec. A função do Intuitec é adaptar o Visio para ser usado por Arquitetos, facilitando o pensamento gráfico e intuitivo.
No IA Summit deste ano a Livia Labate organizou um workshop muito bacana, que demonstrava os modelos de documentação usados mundo afora. Oficialmente se chamava Wall Of Deliverables, mas ela apelidou carinhosamente de “mostra o seu que eu mostro o meu”. É provável que muita gente ouça a pergunta “Em que software você fez isso?” ao invés de ouvir “Como você chegou nesta solução?”
Acho que é fundamental estudar primeiro o porquê e depois o como. Mas a maior parte das pessoas quer colocar logo a mão na massa e ir pegando o jeito na prática. O famoso “aprender fazendo”. Neste mundo onde tudo é muito rápido, não tem mesmo muito jeito, mas infelizmente há controvérsias. Dá um bom debate de boteco. Por isso este post é um beta, muitas coisas serão atualizadas na lista abaixo.
Em todo caso, listei vários softwares usados para projetos de AI, para facilitar a vida de quem está em busca de uma ferramenta de AI:
-
Axure
-
Mind Manager
- Mind Meister
- Evolus Pencil
- iRise
- JumpChart
- SmartDraw
-
GUI Design (Caretta Software)
- WriteMaps
- Mind42
- Gliffy
-
Visio (Microsoft)
-
Power Point (Microsoft)
-
EZ Sort (IBM)
- Optimal Sort
- X Sort
-
Serena Prototype Composer
-
CorelDRAW (?)
-
Indesign (?)
Antes de escolher uma dessas ferramentas, vale a pena ler este artigo em castelhano e esta comparação entre o iRise Studio, o Axure RP Pro e o Serena Composer.
Na minha humilde opinião, o melhor software que um profissional (de AI ou não) pode usar é esse:
Mas como não vem com manual, dá uma preguiça…
.
Uma resposta
Bacana cara, lembrei do post da Silvia, que ela cita um benchmark feito entre os que produzem protótipos navegáveis: http://arquiteturadeinformacao.com/2007/11/12/algumas-razoes-para-cair-de-amores-pelos-prototipos-navegaveis