logo-rafael-rez

Tipos de Marketing: conheça as principais áreas e suas funções

O conjunto de ações estratégicas que visam buscar o melhor desempenho de uma instituição no mercado, são divididos em diversos segmentos de marketing. Os mais variados tipos focam em estratégias específicas para conquistar espaço entre os diferentes públicos e ampliar a área de atuação.

O conhecimento sobre essas formas diversas de marketing pode ser muito importante para alcançar o sucesso pleno da empresa, tanto na parte interna como externa. São através de estratégias de comunicação e propaganda que uma empresa destaca-se no mercado e consegue se tornar uma multinacional referência em seu ramo.

O marketing é uma área que vem crescendo cada vez mais e novos tipos são estudados e inventados com o tempo. As estratégias dividem-se em segmentos conforme as necessidades de evoluir e manter a boa imagem do negócio. Veja os principais tipos de marketing atuais e por que eles são importantes para o sucesso de uma empresa:

Marketing de Relacionamento: O bom relacionamento da empresa com os clientes é o foco deste tipo de marketing. O desafio é planejar meios de alcançar uma comunicação efetiva com o público e excelência no atendimento. Criar laços da marca com os clientes é uma tarefa difícil e exige que a empresa promova ações contínuas sempre pensando na felicidade do consumidor. É preciso que a marca fique gravada na mente das pessoas de forma positiva, como uma empresa líder em qualidade, bom atendimento e que entende as necessidades de seu público.

Marketing Social: A função do marketing social é promover a responsabilidade social da empresa através de ações solidárias em áreas de vulnerabilidade. As estratégias visam atender as necessidades básicas das pessoas que vivem em comunidades desfavorecidas. Essa atitude também objetiva no geral, mobilizar a sociedade para um comportamento coletivo e de compaixão ao próximo, pois parte da ideia de que o direito de ter qualidade de vida é de todos. Em outras palavras, o principal objetivo do marketing social é acabar com o individualismo e influenciar as pessoas a sair do comodismo e realizar ações sociais em benefício ao próximo.

Marketing Direto: Um dos tipos de marketing que mais cresce no mundo, o marketing direto visa alcançar resultados rápidos através de ações lógicas e práticas. Estratégias como pesquisas de mercado, investimentos e retorno, identificação do perfil dos clientes atuais e consumidores em potencial, formas de aumentar os lucros, entre outras, são planejadas a fim de causar um retorno positivo em um curto prazo de tempo. Este tipo de marketing é totalmente baseado na eficiência da comunicação e assemelha-se ao marketing de relacionamento. Porém, sua principal diferença é o objetivo de obter resultados rápidos, principalmente através de pesquisas e estudos.

Marketing Indireto: O marketing indireto corresponde a estratégias de propaganda que visam associar a imagem da marca de forma discreta, através de produções culturais, programas de televisão, entre outros. No marketing indireto, a marca aparece em filmes, novelas e outras produções e, o consumidor não pode rejeitar o anúncio, pois não surge em forma de comercial. Este marketing é extremamente eficiente e mantém o logotipo do produto gravado no subconsciente dos consumidores. Mesmo que a pessoa não tenha prestado atenção na imagem, na hora de fazer as compras, o símbolo pode ser facilmente digerido como uma marca conhecida.

Marketing de Resposta: Este marketing é responsável por solucionar os problemas de imagem e procurar as deficiências da empresa com o público externo. O marketing de resposta busca essencialmente o feedback das ações da empresa, a fim de descobrir o que precisa ser mudado e quais as estratégias que faltam ainda para o sucesso da instituição. Extremamente importante, este marketing ajuda consideravelmente no crescimento e aperfeiçoamento do negócio e das vendas.

Endomarketing: Focado na comunicação interna, o endomarketing visa buscar a satisfação dos funcionários e garantir que eles trabalhem felizes e motivados. Para isso, um conjunto de estratégias que valorize os empregados, amplie a produção e promova boas condições de trabalho deve ser planejado. A importância deste marketing é permitir que a própria corporação faça propaganda da marca para qual trabalha, pois um servidor feliz pode atrair diversos consumidores em potencial. Além disso, a imagem interna é um reflexo da imagem externa e, por este motivo também, a equipe de trabalho merece uma atenção especial da gestão.

Marketing Viral: O marketing social surgiu na medida em que as novas tecnologias foram ganhando espaço na vida dos consumidores. É um marketing focado nas redes sociais que objetiva criar formas de propagar uma imagem positiva da empresa na rede. Os efeitos do uso eficiente deste marketing assemelham-se ao que ocorre em uma epidemia. As ações, se. bem elaboradas e planejadas, podem correr pela rede, alcançando diversos consumidores ativos e clientes em potencial.

Marketing de Fidelização: Este tipo de marketing, muito utilizado por companhias áreas e telefônicas, visa garantir que o cliente se torne um consumidor fiel. No geral, as estratégias do marketing de fidelização giram em torno de formas de oferecer vantagens aos clientes que consomem com frequência. É um mecanismo que tenta enfrentar a competição de mercado, fazendo com que o cliente sinta que será mais beneficiado se consumir o produto ou serviço de uma única empresa, ao invés de experimentar outras.

Marketing Internacional: Para as empresas que visam ampliar os limites territoriais, as estratégias de marketing internacional são usadas a fim de tornar a marca conhecida em outros países. O objetivo é conquistar espaço no mercado exterior, porém, as estratégias adotadas precisam ser diferentes das utilizadas no próprio país. O maior desafio do marketing internacional é descobrir o perfil e as necessidades do público em potencial no exterior.

Marketing Digital: Este tipo de estratégia comercial tem por objetivo criar canais de comunicação em meios digitais. A internet é muito utilizada na propagação deste marketing e, ações como a criação de newsletter e outras ferramentas são planejadas. Esses recursos permitem ao consumidor escolher qual conteúdo referente à empresa deseja absorver. Este tipo de marketing garante um controle do público que se manifesta em meio eletrônico e abre novos caminhos para o crescimento da empresa na rede.

SOBRE O AUTOR

Rafael Rez

Autor do livro “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *