Livro: Vai Fundo!
Autor: Gary Vaynerchuk
Subtítulo: O Guru das Mídias Sociais Ensina a Como Ganhar Dinheiro Fazendo o que Você Gosta
Tempo Estimado de Leitura: 4 horas
Linguagem: Simples
Diagramação: Tradicional
Custo-Benefício: Razoável
Páginas: 190 (tirando as páginas em branco e títulos, dá umas 160 na verdade)
Editora: A Negócios
Lido em: Dez/2010
Onde encontrar: Submarino
================================================
Sinceramente, eu esperava mais. Bem mais. Li comentários sobre este livro em 2 blogs diferentes no mesmo dia, ambos elogiando bastante o livro e achei que a coincidência não era à toa, resolvi ler. Começa bem mal, melhora bastante no meio e termina morno. Não sou dos mais exigentes, mas os comentários criaram uma expectativa exagerada sobre o livro.
Para começar, a qualidade de impressão da Editora A Negócios deixou a desejar (A Negócios parece ser uma marca da Nova Fronteira/Ediouro, pelo que consta junto ao ISBN do livro). Várias páginas estão fora de esquadro, impressas com 2 a 4 graus de inclinação. Duas folhas vieram grudadas, tive que passar uma régua para cortá-las. A laminação da capa também é de baixa qualidade, já veio soltando nas bordas.
Gary Vaynerchuk, autor do livro, é um veideoblogger de bastante sucesso nos Estados Unidos, o WineLibrary.tv. Com mais de 800.000 seguidores no Twitter, Vaynerchuk começou aos 16 anos trabalhando na loja de bebidas de seu pai e depois da maioridade resolveu fazer a loja crescer, se tornando uma referência no setor de vinhos nos Estados Unidos. A contracapa do livro diz que ele começou do zero, mas o próprio livro desmente esta afirmação e explica como de fato as coisas ocorreram.
Vai Fundo! soa muito mais como um livro de auto-ajuda no início do que um livro sobre mídias sociais. Todo o blablabla motivacional dos primeiro e segundo capítulos é totalmente dispensável. É um teste severo sobre quanto ego você suporta de um autor.
Por conta disso, se você quer aprender alguma coisa como fazer um blog de sucesso, comece a ler o livro na página 43, início do capítulo 3. Tenho extrema dificuldade em pular capítulos, fico com a sensação de não ter realmente lido o livro, mas ao menos metódicos e neuróticos recomendo fortemente ler só o que interessa.
Tirando os problemas na impressão e o comece auto-ajuda mequetrefe, o resto do livro passa bem. É fácil de ler e tem uma linguagem bem simples mesmo, os capítulos passam numa velocidade bem rápida.
Vaynerchuk insiste em frisar que qualquer pessoa que queira criar uma marca pessoal e falar sobre um tema deve fazer isso com paixão e muita dedicação, que demora anos até que os resultados comecem a aparecer e que o sucesso não significa ficar rico, mas que dá para ganhar algum dinheiro depois de muito esforço.
A metodologia dele é bem clara: comece escolhendo um assunto sobre o qual falaria a vida toda, produza bastante conteúdo bom, crie uma comunidade, faça com que sua marca seja relevante, vá em frente. No apêndice A, o autor retoma o passo a passo que propõe, com cerca de 18 passos. Sinceramente, alguém menos paciente pode ler só esta parte e já terá entendido a proposta do livro todo.
Considerando que é um livro fácil de ler, que não consome mais do que 4 ou 5 horas e custa na faixa de R$ 20,00, é uma leitura recomendada para iniciantes no mundo do conteúdo digital, dos blogs e das redes sociais. Se você trabalha com isso há mais de 1 ano, vai tirar pouco proveito do livro. Se trabalha há mais de 2 anos, vai aproveitar muito pouco.
Mas se você trabalha numa empresa que quer se lançar no universo das redes sociais e produzir conteúdo, este livro é para você e os profissionais que vão cuidar do seu conteúdo.
.
Siga-me no Twitter para mais recomendações de livros: @RafaelROliveira
.
PS: Ganhei o livro de presente no amigo secreto, da Zizi. Obrigado pelo presente!