Autor: Bruno Rodrigues
Tempo Estimado de Leitura: 3 horas
Linguagem: Simples
Diagramação: Tradicional
Custo-Benefício: Bom
Páginas: 125
Editora: Brasport
Lido em: Mai/2005
Onde encontrar: Submarino
Bruno Rodrigues é jornalista, webwriter e consultor de mídia do portal da Petrobrás. A Petrobrás, aliás, é também onde atua o Vicente Tardin, editor do WebInsider, a revista para profissionais de web mais respeitada no país, na qual o Bruno Rodrigues é colunista de destaque. Ambos estão entre os profissionais pré-bolha (final de 1999) que ajudaram a dar “personalidade” para a internet brasileira.
Esta é a segunda edição do livro, que foi o primeiro em língua portuguesa e o terceiro publicado no mundo especificamente sobre o assunto. A edição que li e tenho é a primeira, que tinha capa azul e amarela. O subtítulo também era diferente: “Pensando o texto para a Mídia Digital”.
Mas as diferenças vão além da capa. A primeira edição era mais leve, mais descontraída e com abundância de dicas e macetes, mas com poucos exemplos práticos de aplicação, como fez Steve Krug em um dos capítulos de seu clássico Não Me Faça Pensar.
Bruno Rodrigues tem uma grande afinidade com Arquitetos de Informação, e de forma muito coerente comenta com frequência as interações entre ambos os profissionais em seu blog.
Nesta versão, o livro aborda os principais temas que deveriam fazer parte das preocupações cotidianas de um webwriter. Entre outros temas, Bruno aborda a densidade da informação, gestão do conteúdo, hierarquia de prioridades, personalização, pesquisa online e linguagem contextual.
Com a experiência de quem pesquisa webwriting desde 1995, o autor também fala sobre o mercado, tendências e quais as diferenças que o redator encontrará entre o mundo offline e o mundo online. É uma boa indicaçãopara quem não é jornalista mas quer ter alguma base teórica, para quem está cursando jornalismo, para recém-formados e até mesmo para quem quer se reciclar.
Por este preço, nem dá para usar a desculpa de que a grana está curta!
2 respostas
Boa tarde. Você tem algum site pra contato? É sobre interesse em serviços de webwriter. Agradeço.
Olá Giulia,
Tenho sim, pode entrar em contato pelo site http://www.rafaelrezoliveira.com ou pelo e-mail rafaelrezoliveira@gmail.com
Obrigado,
Rafael Rez Oliveira